Os Grupos de Trabalho (GTs), com caráter permanente, não necessitam passar a cada ano pela avaliação do Comitê Científico. São constituídos por pesquisadores/as que se comprometem a aprofundar a temática do Grupo, criando uma verdadeira rede de pesquisa e debate, podendo organizar colóquios, seminários ou publicações fora do Congresso.


Os Fóruns Temáticos (FTs) propõem a discussão de uma questão relevante, relacionada à temática geral do Congresso ou a temas importantes da área. Não têm caráter permanente e necessitam apresentar a cada ano sua proposta, que será avaliada pelo Comitê Científico. São mais abertos aos diversos tipos de participação, podendo, após reiteradas realizações e o real compromisso dos/as que dele participam, tornar-se um GT.


Em resumo: Os GTs mostram que há uma discussão mais amadurecida no seio da Soter sobre uma problemática e que a mesma tem tido muitas pesquisas nos últimos anos e atualmente.


Os FTs trazem questões incipientes, e poderão se tornar GTs.


A participação nos GTs é mais vinculante e a dos FTs menos vinculantes. Quem propõe comunicação no GT tem um compromisso de participar de todas as sessões, enquanto nos FTs não necessariamente.